CT-e significa Conhecimento de Transporte Eletrônico, uma nota fiscal eletrônica que tem função semelhante a NF-e. Esse documento só pode ser disponibilizado em formato digital (XML) e sua emissão e armazenamento ocorrem de forma eletrônica. O Conhecimento de Transporte Eletrônico é utilizado para comprovações fiscais de qualquer operação de transportes ou frete, independente de qual seja a sua modalidade (aérea, ferroviária, rodoviária, dutoviária ou aquaviária).
O que assegura a sua validade jurídica é a assinatura digital do cliente que comprova a autoria pelo Fisco, que recebe e autoriza o seu uso, por isso, é necessário o certificado digital. É importante ressaltar também que a CT-e é reconhecida e possui validade em todo o país.
Armazenamento na nuvem
Com toda segurança necessária, e a garantia de poder baixar aonde quiser, como quiser, seja por computador, tablet ou celular.
Emissão de MDF-e
Emita seu manifesto de frete eletrônico com a mesma facilidade da emissão do CT-e.
Integração com TMS
Disponibilizamos integração com qualquer TMS do mercado através de webservices, facilitando assim a gestão de seus documentos eletrônicos.
Backup
Disponibilizamos integração com qualquer TMS do mercado através de webservices, facilitando assim a gestão de seus documentos eletrônicos.
Uma das principais vantagens para as transportadoras está na redução dos custos para impressão dos documentos fiscais, já que o CT-e é apenas digital. Apesar disso, existe uma versão para impressão do CT-e, o Documento Auxiliar do Conhecimento do Transporte – DACTE – cuja função é acompanhar o trânsito das mercadorias e a realização da prestação de serviço.
Outra vantagem do uso do Conhecimento de Transportes na versão digital, é a diminuição do volume de documentos armazenados para apresentação ao fisco sempre que necessário e/ou solicitado. Com o CT Eletrônico você pode armazenar todos esses documentos em nuvem (cloud) via web e acessar quando e onde quiser. Isso otimiza muito a logística de armazenagem dos documentos fiscais que deixarão de ocupar pastas e pastas em armários que à curto e médio prazo se tornarão cada vez mais complicados de organizar e localizar os documentos desejados.
Com os documentos fiscais em mãos à qualquer hora, as operações de transporte serão impactadas com a redução do tempo de parada dos caminhões nos postos fiscais de fronteiras, pois o CT Eletrônico (CT-e) e o processo de fiscalização realizados nos postos será bem mais ágil.
Outra grande vantagem do uso do CT-e para as empresas de serviço de transporte de cargas é a possibilidade de padronização do relacionamento entre as elas de forma eletrônica, facilitando e tornando mais rápido o intercâmbio de informações entre as empresas.